outubro 22, 2011

Relações amorosas

.
.
O Jota acredita que, face às suas vivências, a tendência nas relações amorosas é cada um poder escolher a sua forma de viver. Se queres ficar 30 anos com uma única pessoa e só ‘praticar sexo’ com ela, tudo bem. Se optas por ter diversos parceiros(as), óbviamente, no modelo da sociedade em que vivemos, também será minimamente aceitável... (!)

Até agora todos tiveram que se enquadrar em modelos. E isso é péssimo porque aniquila com as singularidades de cada um. O problema é que não ter modelos para se apoiar assusta muita gente. Afinal, a novidade (ainda) dá medo, o desconhecido (ainda) gera muita insegurança, certo?.Então, muitos, apesar de toda a (in)satisfação, agarram-se aqueles que conhecem e tentam resistir às mudanças.
.

Será coragem ou covardia ?

NOTA:
Recebi um e-mail de alguém que me lê e comenta habitualmente, transmitindo que este é dos post's mais difíceis e complexos de comentar.

Acrescento que, efectivamente assim me parece. Essencialmente, é um post que ajuda à reflexão e a ultrapassar alguns paradigmas da felicidade.

【© jota 2011 ™】

67 comentários:

  1. Subscrevo, totalmente!

    Não sei se sabes, mas no meu país, adota-se o "ficar", isso significa beijar, abraçar, sexo e o que mais se desejar. Há quem fique com duas, quatro, seis, oito, nove, até dez pessoas, numa balada, não sei se o sexo está na pauta com todas, nem o maior atleta de alcova conseguiria tal feito, será?
    Algumas relações no meio desse caos, se fortalecem, amadurecem e então passam do estágio de "ficantes", para namorados... Aí entra o compromisso, a "fidelidade" e todos os 'quemais' inerentes à uma relação estável
    O saldo disso? Desencontros, solidão, uma geração perdida, longe de mim ser a (falsa) moralista, a juíza que vai condenar o mundo.
    Aí entra você com seu texto bem esclarecedor, mas não creio que seja covardia, ou coragem, quando se trata de tentar entender as atitudes humanas a complexidade nos impede... Enfim...

    Bom texto e dá sempre um bom debate.

    Beijo, Jotinha!

    ;)

    ResponderEliminar
  2. o importante é ser feliz desde que não se faça mal a ninguém, não é mesmo?
    tem gente que procura um modelo para se enquadrar, que também não deixa de ser um tipo de felicidade.
    cada um tem a felicidade que procura.

    ResponderEliminar
  3. Imposições determinadas pelas sociedades... Agora cada um, às escondidas ou não, pratica os seu modelos. Actualmente não acredito que nestas coisas haja falta de coragem, penso que em certos casos roça a covardia..
    "J" um BEIJO em ti!

    ResponderEliminar
  4. o problema é quando a vida pára no mesmo ciclo durante meses, e a força para combater dores, se torna, ou melhor desaparece!

    ResponderEliminar
  5. Há modelos, claro que sim. Para seguir ou não é da nossa liberdade...É qualquer coisa de intermédio...

    ResponderEliminar
  6. Bom dia, tudo bem?
    Adoramos o post e o conteúdo do seu blog :)
    Dá uma passadinha no nosso, acabamos de postar dicas para arrasar no verão, e se gostar, siga-nos!
    Um beijo e bom final de semana.

    ResponderEliminar
  7. Considero-me uma pessoa corajosa que não foge à mudança se não estiver satisfeita com o que tem.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  8. Existe uma vida firmada em práticas sexuais sem regras morais de fidelidade?
    Obrigada pela presença no meu humilde jardim! marvilha teu blog! beijo e um ótimo fim de semana :)

    ResponderEliminar
  9. Oi querido...

    Nada mais simples e tão complexo quanto um relacionamento...
    Duas pessoas que no momento querem o mesmo. PERFEITO!
    Complicado quando um dos lados quer ser livre e o outro quer prende-lo.
    Sou a favor de tudo que te faça bem.
    Sem modelos... Sem padrões.
    Não existe certo e errado numa relação quando isso te faz feliz. Mas concordo com você que o novo assusta.
    Mesmo assim acho que conformar-se a viver uma relação sem estar satisfeita é muito pior que o medo do desconhecido.

    Beijos

    ResponderEliminar
  10. «O problema é que não ter modelos para se apoiar assusta muita gente.»
    Olha, vou fazer uma comparação que acho que se enquadra aqui: Quando temos uma doença e vamos ao médico, não nos contentamos em que o médico nos trate e nos medique; não... queremos que ele nos diga o nome da doença que temos.

    O que se passa é que maior parte de nós necessita de referências e isso não é mau.
    Precisamos de nos conhecer, de saber quem somos, o nosso lugar nesta imensa manta de retalhos que é a sociedade (♫♪♫ «quis saber quem sou... o que faço aqui...» hehehe) mas não é porque os modelos existem que temos de seguir o que está previsto... nesse aspecto não concordo que a existência de modelos aniquile os que pensam de forma diferente e as suas singularidades.

    O desconhecido sempre assustou, e mente quem diga o contrário; simplesmente há quem se adapte bem à novidade e há quem fuja dela e nunca se consiga adaptar por estar demasiado arreigado aos modelos que conhece.

    O ideal?
    Bom, será sabermos o que queremos e viver felizes e em paz com as nossas opções, quaisquer que elas sejam.


    Um beijinho amigo e BFS


    P.S. nice music :)

    ResponderEliminar
  11. É daqueles jeito mesmo...,total desatino em forma de desejo.
    Grata por sua adoravel visita.

    Teminha dançante este; negocio é, somos masoquistas mesmo; apanha-se um pouco,bate-se como se fosse troca de moeda e ainda sim queremos sempre mais. E a tal felicidade encima da gente e não enchergamos ela. A covardia não nós deixa enchergar que não precisamos de alguem para ser feliz!

    ResponderEliminar
  12. O homem sempre quis a liberdade do sexo,
    Mas foi uma careta pela sociedade
    Hoje há uma aceitação,
    ou devo dizer uma tolerância de que é a liberdade
    Mas à medida que envelhecem, eles querem uma família e quero ter um amor verdadeiro
    Que é quando eles vão voltar para o casamento

    Pós maravilhosa ..
    Espero que este não perdeu a muito na tradução ...
    Um bom final de semana.

    ResponderEliminar
  13. O post reamente nos instiga a pensar sobre o assunto com mais profundidade (vide a qualidade dos comentários).

    Bom, também acho que devemos ter liberdade para vivermos do modo que quisermos. Lógico que essa teoria é limitada por algumas regras de boa convivência. Sim, porque a gente não pode sair por aí magoando as pessoas em nome da "liberdade". As coisas têm que estar muito claras entre o casal, para que não se tenha enganos.

    Tenho certeza que falta muito pouco para não existirem mais modelos de relacionamento. Até porque a sexualidade é particular e individual e a tendência atual é de se respeitar isso (ainda falta muito, eu sei, mas já caminhamos).

    Mas, respondendo à pergunta, nem coragem, nem covardia. Só acomodação e conveniência.

    Ai... difícil... talvez depois volte para tentar me explicar melhor.

    beijo rouge

    Dani

    ResponderEliminar
  14. Essencialmente (como dizes e bem), temos que nos sentir bem com o/a companheiro/a. O resto sairá fluido. Basta amar e haver paixão/desejo.

    Kiss

    ResponderEliminar
  15. "Então, muitos, apesar de toda a (in)satisfação, agarram-se aqueles que conhecem e tentam resistir às mudanças.
    .

    Será coragem ou covardia ?"


    Putsssssssssssssssssssssssssssssssssss.....

    Amei seu texto...e te digo, meu amigo:MUDAR exige CORAGEM...muita CORAGEM.

    Para se alcançar nesta vida o SUCESSO (qualquer que seja ele), é preciso estarmos dispostos a fazermos SACRIFÍCIOS...

    Não julgo as escolhas de ninguém, mas só sei que estou aqui nesta vida para ser FELIZ e ponto.

    Já me descasei 2 vezes...e tive de ter uma baita CORAGEM para fugir dos padrões da tal sociedade e buscar a minha felicidade e liberdade.

    acredito demais no amor entre um homem e uma mulher...mas hoje acredito no amor mais maduro, de dois que já viveram bastante , que tiveram diferentes e várias experiências...

    Infelizmente vejo por aí muitos casamentos ou relações "infelizes"...pessoas que se "suportam" por mil e um motivos...eu particularmente não viveria assim por nada neste mundo!


    deixo um beijo em você!


    Bia

    ResponderEliminar
  16. concordo com o comentário anterior. mudar exige muita coragem porque automaticamente estamos a ir contra aquilo que nos ensinam e o que vemos. porque mudar entranha-se na nossa cabeça com outra palavra:"ser diferente" e ser diferente nem sempre é bom. pelo menos é isso k passa muitas vezes na cabeça das pessoas qd pensam nisso e não tentam tornar as coisas diferentes por isso mesmo. porque até importa aquilo que os outros nos dizem. ligamos mais a isso do k á própria felicidade. eu cá prefiro fazer o k kero e ser feliz mesmo k isso signifique k me olhem de lado.

    ResponderEliminar
  17. "Vc é uma mulher de coragem, por isso esse teu olhar não engana, rs

    BE HAPPY ... VC MERECE !!"

    Jota querido,


    Você também é um homem especial com toda certeza! Gosto demais do seu Blog, pois ele é DIRETO, é POLÊMICO e "pensamos" muito parecido em muitas coisas que registra aqui...Gosto demais de te ler.

    Uma curiosidade....montei meu OLHAR ao completar meus 40 anos ( hoje estou com 42)...montei mas sequer sabia o que era um blog, não sabia que existiriam seguidores, nem comentários....montei pois para mim era e é terapêutico....lá dou meus gritos, meus berros, coloco mesma a cara para bater( por isto modero os comentários)dou gargalhadas, faço ironias, sou DIRETA, ou falo por entrelinhas....escrevo o que me dá vontade, falo de amores vividos por mim, de desamores, de conquistas...lá não há regras nem censura...falo realmente o que me dá na telha...entra quem quer, e sai quem quer também...

    Já conheci pessoalmente algumas pessoas através do blog, algumas virararam amigos, outras foram amores...não sou à favor 100% do mundo virtual...gosto mesmo é do OLHO no OLHO, da PELE na PELE.

    O OLHAR é LIVRE ( como eu...). Não penso em gramática , em versos ou prosas...o que escrevo sai de dentro do meu coração...muitas fotos são minhas, outras sou eu mesma...
    umas mais ousadas, outras mais discretas...

    A minha virada para os 40 foi um divisor de águas em minha vida...e foi assim que nasceu o meu OLHAR....e o nome "OLHAR DENTRO DOS OLHOS" é como eu acredito que devam ser as pessoas....eu não acredito em quem não olha nos olhos , e principalmente em quem OLHA mas não tem capacidade para sustentar este OLHAR...


    BE HAPPY ... MERECEMOS!!!

    Beijo mais doce ainda !


    Bia....by Brasil!!!rs!

    ResponderEliminar
  18. ººº
    OLHAR vs BIA:

    Minha querida Bia, sempre a marcar pontos e já nos conhecemos há uma boa temporada.

    Concordo em gênero, número e grau em tudo o que referiu atrás, não deixando de corroborar no seguinte parágrafo ao qual me revejo:

    "Já conheci pessoalmente algumas pessoas através do blog, algumas viraram amigos, outras foram amores...não sou à favor 100% do mundo virtual...gosto mesmo é do OLHO no OLHO, da PELE na PELE."

    Beijo (duplamente) doce e...

    CARPE DIEM

    ResponderEliminar
  19. CARPE DIEM, meu amigo!!

    CARPE DIEM..." colha o dia " ou " aproveita o momento ".



    A vida passa rápido. Não podemos desperdiçar o nosso precioso tempo em bobagens ou em coisas que não nos farão feliz.... Carpe Diem é um chamado a responsabilidade consigo mesmo e com o teu destino. Você é capitão e timoneiro no teu próprio destino...

    beijos ainda mais doces ...


    Bia

    ResponderEliminar
  20. Patricia Pacini24 outubro, 2011 19:29

    O medo das mudanças é inerente à raça humana. Digo que é preciso ter muita coragem para resistir às grandes mudanças da vida caro Jota, pois não existe nada melhor do que mudar uma situação ruim, passar pela mudança, aprender com ela, crescer, se auto conhecer, conhecer o outro e...poder se libertar dos modelos, dos chamados padrões, onde tudo deve ser igual e convencional a vida toda. Digo que quem resiste às grandes mudanças é corajoso porque é preciso ter muita coragem para renunciar a tão boas coisas que a vida oferece quando enfrentas as tais mudanças e te libertas. Porém é sabido que a grande maioria das pessoas não fazem a menor ideia disso, falta consciência e erroneamente ficou padronizado que essas pessoas ( a maioria, infelizmente) são covardes, pois se grande parte tem medo e não opera as mudanças, portanto, permanecem na prisão dos modelos, torna-se óbvio que isso é covardia e não coragem. Somente aqueles que já viveram a experiência e souberam aproveitá-la sabem o quanto é corajoso aquele que renega a própria felicidade prendendo-se a padrões, à convenções, à modelos. Tudo é uma questão de olhar uma dada situação, entender que ela precisa ser mudada, mudá-la finalmente e aproveitar o fato para quebrar todo e qualqquer paradigma. Afinal Jota, pensemos um pouquinho - quem nos colocou todos esses padrões a não ser o proprio ser humano desde o início dos tempos? E que interesses iam por trás disso tudo? E que problemas de identidade tinham eles? E que temores? Tens aqui uma amiga (virtual que seja) totalmente a favor das mudanças, das mais sutis às mais fortes, pois aprendi, à duríssimas custas, que somente elas nos trazem o aprendizado, a consciência e, consequentemente a libertação e o verdadeiro amor, que é aquele que liberta o outro!!
    Espero ter me feito entender e ter sido útil para teu blog. Obrigada!!!

    ResponderEliminar
  21. ººº
    PATRICIA PACINI:

    Primeiramente agradecer a tua migração do 'FBook' para o meu cantinho... apenas para comentar.

    Patricia, concordo e corroboro em tudo que escreves aqui. A imoralidade que abordámos no 'Face' volto a frisar que, o que é verdadeiramente imoral no amor é alguém desistir de si próprio, é renegar a sua própria felicidade, às vezes, por factores externos e alguma pressão. Bom, mas se a vida fosse fácil... talvez nem amor existisse. Isso faz parte das cambiantes da vida e dos fracos não reza a história.

    Termino parafraseando um paragrafo teu e que me revejo em absoluto:

    "... totalmente a favor das mudanças, das mais sutis às mais fortes, pois aprendi, às duríssimas custas, que somente elas nos trazem o aprendizado, a consciência e, consequentemente a libertação e o verdadeiro amor, que é aquele que liberta o outro!!"

    Quanto ao assunto da coragem ou falta dela continua a ser um tema ambiguo, concordas?

    Muito bem minha querida, o teu testemunho foi deveras importante para a minha publicação, vindo a revelar que o mesmo não era despropositado.

    Beijos e aparece sempre que possas!

    ResponderEliminar
  22. Patricia Pacini24 outubro, 2011 21:18

    Te agradeço a confiança e o apoio!! Para debatermos coragem e covardia podemos nos remeter a Arsitóteles ou a Platão ou à Filosofia em geral, posto que nela encontramos as respostas para nossas perguntas. Ontem mesmo li algo interessantíssimo no que tange ao fator medo: dizia que as religiões surgiram exatamente para sanar o medo que as pessoas tem da morte. Sim, isso estamos carecas de saber, mas o interessante mesmo é que passamos por mortes durante toda a vida, as mudanças são mortes, portanto vivemos uma vida inteira com medo...veja só que interessante isso. Na verdade o ser humano está sempre querendo que as coisas sejam irreversíveis, que não mudem, pois a mudança significa morte e morte mete medo. Poderíamos ficar aqui 'ad eternum' debatendo este tema, coisa que muito me agrada. Sempre que quiseres e precisares estarei disponível. Um grande abraço!!!

    ResponderEliminar
  23. Quase todas as comentadoras foram unanimes, que alguem que fica numa relação insatisfeita é cobarde e que a sua felicidade deveria estar em primeiro lugar , se o assunto é complexo , ainda o vou complexar mais.

    Imaginem um casal, ele bom marido, bom pai, homem honesto, mas a sua mulher deixou de o amar e um dia decidiu se separar, poderia ser ao inverso, mas raramente o homem se divorcia porque é mais comodista, prefere arranjar outras soluções, voltando ao assunto, antes de a mulher comunicar ao marido a intençao do divorcio, descobre que ele tem um CANCRO/CANCER(Brasil) neste caso mulheres corajosas que lutam pela vossa felicidade que farieis na caso dela????? virariam as costas e seguiriam rumo à vossa felicidade ??? ou cuidariam deste homem esperando por melhores dias para tomar a vossa decisão???? complicado não???? devemos lutar pela nossa felicidade a quaquer preço?

    Marie Nicolas

    ResponderEliminar
  24. Fiz um merge de ambas e dou-me bem com o modelo que criei para mim.

    Covardia? Não diria. Talvez e antes que as corcunstâncias socio-económicas-socialmente impostas à ex classe média, actual classe alta pobre assim o impõem...

    Emigras comigo?

    Beijo incongruente,

    P.S. Bom post este teu. Escelente tópico. Dava pano para mangas e tópico de uma conversa face 2 face!!!

    ResponderEliminar
  25. Não há outra forma de viver que não a da insubmissão permanente ante os conceitos, regras e princípios estabelecidos por uma sociedade em decadência. ;)

    ResponderEliminar
  26. ººº
    STARGAZER:

    Para ti todos os modelos são válidos, creio eu. Resta saber se para um modelo sócio-economico de classe média ou/, eu diria, um modelo a raiar a classe média-alta?

    Claro que emigro contigo, abrimos um negócio? Teriamos certamente mais disponibilidade para um 'face 2 face' :)

    Quanto a beijos incongruentes, ok dividimos o 'mal p'las aldeias', lol

    ResponderEliminar
  27. ººº
    PATIFE:

    Infelizmente assim é, e não há volta a dar :(

    ResponderEliminar
  28. Sim, ainda vivemos em modelos, ou chamo-lhes caixas com etiquetas. Heterosexual, homosexual, lésbicas, bi, divorciados, casados, solteiros etc etc...no dia em que decidirmos viver as nossas vidas sem olhar para o lado os rótulos vão à vida e vais estar com quem amas independentemente do sexo, cor, raça, rótulo.

    Kisses

    ResponderEliminar
  29. É Jota, isso é para pensar mesmo.
    Meu pai se separou da minha mãe prestes a completar 25 anos de casado,não estava satisfeito e resolver mudar tudo. Ninguém entendeu, muitos falavam que há essa altura do campeonato ele deveria ser conformar em ir "empurrando com a barriga" o relacionamento. Acho mesmo que na maioria dos casos ficamos presos mesmo por querer nos encaixarmos em um modelo já pré estabelecido. Poucos tem a coragem de ir atrás, buscar e tentar outras formas.

    Adorei o texto.
    Beijos,
    Fá!

    ResponderEliminar
  30. Nalguns casos ainda é uma qustão de coragem sim. perconceitos, princípios de uma educação denasiado rígida, ou simplesmnete viver em zonas onde as alternativas escasseiam...

    De todod o modo, a mudança tem que vir de nós, se queremos alterar algo que não nos faz felizes. E isso é um dever.
    beijinhos Jota

    ResponderEliminar
  31. para mim nenhum modelo serve, porque procuro um ideal que raia o Santo Graal e que, obviamente não existe, até porque de Guenevere tenho pouco, sou mais do tipo Maria Madalena in A Paixão de Cristo ;)

    Penso que a individualidade deve ser vivida de forma nossa (passo o pleonasmo), tentando minimizar os danos colaterais, sobretudo a nós (e presumo que serás de minha geração, tanto ou quanto pelo que escreves) e pelo anno domini de 1991, algures aqui referido (bela pic), que não tivémos oportunidade de nos viver plenamente como acontece agora com as gerações mais jovens e que o tentámos ou tentamos fazer da melhor forma.

    QUanto às classes, não estratifiquemos. Afinal, quem sabe, não seremos todos Párias!

    Beijo em mala de cartão,

    ResponderEliminar
  32. Sua forma de pensar e a minha também "é cada um poder escolher a sua forma de viver", porem praticados por por poucos .. mas o que me anima há sinais de mudança desse comportamento...

    Há e obrigado pelo seu comentário no meu bloguinho decadente :)

    ResponderEliminar
  33. ººº
    STARGAZER:

    Amiguinha, perfeitamente siderado quanto à tua resposta, como já tudo foi praticamente dissecado passo a responder em conformidade com algum senso de humor.

    Quanto ao enigmatismo e miticismo do Santo Graal perdoa-me a ironia, mas uma vez que andaremos na mesma faixa etária, quanta saudade por aqui dos Go Graal Blues Band, recordas-te?

    Não sou certamente um pária, embora paralelamente me considero um individuo intocável, face à actual sociedade de modelos em que vivemos.

    Beijo 'star' em tons intermitentes !

    ResponderEliminar
  34. Caro Jota,

    Siderado? Tens de me explicar porquê. Por causa da faixa etária? Do poder de observação? Do idealismo que raia a insanidade louca da minha persona?

    Ou simplesmente porque afinal não sou apenas uma caixinha oca repleta de cintos de ligas e sexy underwear?

    Ah...o que as aparências iludem!!!

    Tenho alguns neurónios (ainda) activos, embora nos dias que correm não seja mau de todo termos Alzheimer...ficando parados algures em tempos idos, infâncias felizes e menos consumistas, mas muito mais preocupadas e atentas, menos centradas em nós...lembras-te das garrafas de Canada Dry? E da felicidade que sentiste quando bebeste pela primeira vez uma coca-cola verdadeira, na típica garrafa estilizada, mas toda "in"?

    E dos ténis da Nike que quando alguém os trazia dos EUA, tinhas que ter cuidado para os amigos não tos arrancarem dos pés e que duravam 5 anos em pés de adolescente, porque encolhíamos os dedos para eles servirem mais tempo???

    Tempos lindos esses!!!

    Beijo saudoso,

    ResponderEliminar
  35. ººº
    STARGAZER;

    Bom, reconheço que 'siderado' foi uma expressão forte dentro do contexto do teu comentário.

    Quanto à tua suposta aparência, nunca me desiludiu... embora a minha imaginação seja fértil, nunca te 'vislumbrei' de cintos de ligas e outras coisas que tais, embora haja momentos para tudo.

    Partilhando os teus momentos de nostalgia quanto aos produtos da época, não posso deixar de referir dois ou três que me ilminaram o 'tico-teco'.

    FARINHA 33
    BOCA DOCE (pudim)
    PIROLITO que eram umas famigeradas garrafas de gasosa com um 'guelas' (berlinde) no gargalo. Estás recordada?

    Como estamos a fugir claramente ao tema do post, embora me pareça como sublinhaste, que temos muitas coisas em comum, dou por terminado este tipificar de produtos que definem, quiçá, a nossa faixa etária.

    Beijos nostálgicos duma época que não volta !

    PS - Dir-te-ei também que o 'comment' ao post 'Masturbação Feminina' figura 'en su sitio', quem sabe, para memória futura. :P

    ResponderEliminar
  36. Quanto a isso, tenho apenas uma coisa a dizer: faço o que quero mas estou ciente das consequências.
    Beijoca

    ResponderEliminar
  37. Jota,

    Mas poderias vilsumbrar que não estarias errado. De vez em quando, em cada geração aparecem assim uns seres únicos, mais parecidos com ETs, que conseguem aliar "brains" a "looks" e o resultado é algo que sim que deixa homens (mas também algumas mulheres) siderados...

    Lembro-me sim, do famoso "bilas", mas penso que isso dará um post relacionado com a "nostalgia".

    Continuas sem me explicar porque ficaste "siderado" ou similar versão soft...

    P.S. Já lá vou à respectiva secção orgásmica ler-te ;)

    ResponderEliminar
  38. ººº
    STARGAZER:

    Bom minha querida, vou então recorrer à imaginação e ao meu 'tico-teco' os tais dois neurónios que não me largam... e neste momento o meu imaginário já debita alguém, enquanto produzida, que me pode deixar atordoado, atônito e estupefacto, estarei muito longe da verdade?

    Espero com a sinceridade que descrevo em cima, esteja finalmente satisfeita a tua curiosidade.

    Beijos com caracter orgásmico! :D

    ResponderEliminar
  39. Satisfeitissima!

    Adjectivos perfeitos para a descrição em causa!

    ;)

    ResponderEliminar
  40. Mia Falcão de Azevedo29 outubro, 2011 11:19

    Caro Jota,
    Em primeiro lugar,quero agradecer-te por me teres brindado com a confiança de um convite para aqui estar presente.
    Quanto ao que dizes sobre o facto de ser éste post difícil de comentar, devo dizer que não se me afigura como tal e que suponho que o grau de menor ou mais dificuldade estará no tipo de vivências de cada um e na sua respectiva capacidade de instrospecção.
    Quanto às minhas vivências, que são obviamente aquelas a que posso recorrer para uma opinião abalizada,posso dizer-te que foram de caracter muito variado, muito diferentes diferentes entre si e em razoavel quantidade,pelo que não me considero uma pessoa com horizontes limitados, mas com uma razoável dose de sorte.Não se trata, evidentemente , só te sorte: trata-se de ter sempre estado receptiva à experiência do que é novo, sem tabus nem preconceitos.Considero por isso que o variado"menu" com que fui brindada me deu um bastante conhecimento do que desejo, do que de todo não quero e ainda do que fica aquém do momento de satifacção, quer do ponto de vista sexual quer do ponto de vista afectivo.
    Reforço pois que não me assalta qualquer medo de mudança, qualquer insegurança ou qualquer curiosidade que guarde no armário por satisfazer.Simplesmente cheguei aquele estádio em que considero que "achei" numa pessoa aquilo que me satisfaz e nela encontro finalmente o que me preenche,a frescura e a novidade de que necessito.
    Mudaria, como sempre fiz,se a satisfacção não existisse(não tenho medo de viver, apenas de morrer!), mas para quê mudar pela simples mudança, quando nos sentimos completos?Como se costuma dizer , estou na fase "melhor, estraga"
    Enquanto assim fôr, assim ficarei.

    Um grande beijo para ti e parabéns pelo interessante e irreverente Blog.
    Cumprimentos também para todos os que nele participam.Gostei de ler o que aqui se tem escrito!!
    Mia F.AZ,

    ResponderEliminar
  41. ººº
    MIA FALCÃO DE AZEVEDO:

    Olá Mia, efectivamente o convite (via FBook) foi feito para participares no blog com a convicção que o mesmo seria esclarecedor e seria um bom testemunho e uma mais 'uma-valia' para o tema em epígrafe.

    Não vou acrescentar nada ao que disseste, as tuas vivências valem o que valem. Óbviamente, cada caso é um caso.

    Beijo Mia(do) de um gato irascível. :P

    PS - Agora sim, estou em falta para contigo quanto ao teu perfil psicológico. A seu tempo chegará às 'tuas mãos', todos os dados acerca da tua pseudo-personalidade.

    ResponderEliminar
  42. Jotinha,
    Fico ansiosamente à espera e retribuo como um miado melodioso e refastelado de Sábado à tarde num telhado quente.

    Tua admiradora,
    Mia F.AZ

    ResponderEliminar
  43. Olá Jota :)
    nada é mais simples (e complicado) que o relacionamento entre duas pessoas. quando não está bem!!! pois tem que haver coragem para mudar (não quer dizer separação ou juntar alguém para “embelezar” a dita relação) mudar! passa por muita coisa. eu tive que “mudar” de uma forma radical______acabar! já tive que fazer as “malas” duas vezes!!! não é fácil. porém não condeno quem não o faça. cada um sabe como gerir a sua vida. existem vários motivos que levam a uma ruptura – ou continuar com a relação da forma que bem entendem! para mim “estar” com alguém tem que ser de uma forma completa.inteira. não divido com ninguém a pessoa a quem eu me “entrego” de corpo e alma (o mesmo exijo de mim.própria) mas esta é a minha forma de estar na vida. agora - quem opte por ter outra conduta!!! só a essa(s) pessoa(s) diz respeito.

    b.F.semana
    beijOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderEliminar
  44. Bem,, Jota, eu sou casada há 20 anos fazendo agora dia 07/11, mas tenho um casamento parcialmente aberto, pois não rola nada de swing ou algo similar, mas temos ambos relacionamentos fora, cada um pro seu lado e em casa, ma cama, ficou muito melhor, de modo que eu penso que cada qual deve procurar a sua própria receita de ser feliz, somos unicos e o que é bom para uns, não tem que ser paa outros...

    Beijinhos e ótima semana!

    ResponderEliminar
  45. Para cada um a sua busca, o seu equilíbrio o seu prazer, mas prazer de prazer é partilhado, - a não ser será mito ou egoísmo - portanto cuidem-se, a busca individualizada carece sempre de uma experiência de permuta relacional, satisfatória e gratificante, pelo menos a dois...

    E aqui mora o prazer de escrever, Parabéns pelos textos.

    ResponderEliminar
  46. Jota, creio que fidelidade é uma escolha pessoal e não um contrato entre pares. Só vc mesmo pode saber se vale ou não a pena correr o risco de ser infiel, qualquer que seja a motivação.

    Também não acredito que se deva fazer algo “para prender o nosso homem”. O objetivo deve ser a felicidade e o prazer a dois e não algo racional assim. A relação perde a espontaneidade e vira um jogo. Não um joguinho erótico, mas um jogo social, doentio.

    Tema excelente.

    ResponderEliminar
  47. Oi querido Jota,

    Modelo de relacionamento para mim é aquele onde há:
    - companheirismo,
    - amizade,
    - muita coisa em comum,
    - o que não for em comum que seja respeitado por ambos,
    - carinho,
    - sexo com muito desejo e prazer,
    - enfim... VIDA A DOIS sem sufocar.

    Acredito, de verdade, que onde há, no mínimo, as qualidades acima, perdure o desejo de estar junto... mas, como nunca vivi algo assim, muito me decepcionei procurando e agora eu desisti.

    :(

    Acho que saí um pouco do assunto do seu post, mas é porque não acho que o sexo, por melhor que seja, esteja acima de todos os outros atributos que a minha desejada "relação modelo" tenha. Porém, ele jamais pode faltar.

    Respondendo seu questionamento...
    É coragem e covardia seguir um modelo de relacionamento considerado "ideal", ou desejar seguir. Coragem por apostar em uma única forma de ser feliz e covardia por achar que essa é a única forma de ser feliz com outra pessoa.

    Beijinhos para você!

    Gi.

    ResponderEliminar
  48. Em primeiro lugar obrigado pelas palavras deixadas no meu pedaço de mundo.


    Quanto ao tema, é controverso. Cada um tem de saber o que o faz feliz, e se vai contra as convenções... nesse caso, tudo o que foge à regra normalmente é olhado de lado, e as pessoas muitas vezes fogem se sobressair na sociedade pela diferença. Como já alguém disse atrás, ser diferente exige coragem, e muita... e dando-me como exemplo, já quebrei muitas regras, e nem sempre é fácil.



    Beijos

    ResponderEliminar
  49. ººº
    MOI:

    Óbviamente 'ser diferente' e quebrar regras, exige muita coragem. Fugir da felicidade é, tão sòmente, uma covardia.

    ResponderEliminar
  50. Jota,

    Isso mesmo fugir das coisas, ou acomodar-se por imposição moral ou ética não faz parte da minha forma de viver. Viver não é fácil, tem altos e baixos, há que reconhecer em que ponto estamos em cada fase da vida. Ser feliz traz consigo algo maior, a felicidade partilhada com quem convive connosco. De outra forma não é possivel!



    Beijo

    ResponderEliminar
  51. Volteiiiii....e gostei da leitura :)

    ResponderEliminar
  52. Vim retribuir a visita, gostei do blog,interessantíssimo, beijo

    ResponderEliminar
  53. Às vezes, é bom quebrar as regras! ;)

    ResponderEliminar
  54. Li. Não ligo. Estou ouvindo a música. Curtindo. Bela música. Tô fumada. E daí

    &*()__++++!@##$$%%%¨¨¨¨&&&&****(((((

    Parabéns. Bela escolha.

    ResponderEliminar
  55. Covardia.

    Meu querido, linda semana.
    Beijo

    ResponderEliminar
  56. kerido jota, seja um ou vários relacionamentos o q vale é ser feliz. bjs, kerido

    ResponderEliminar
  57. Ola Jota

    Antes demais desculpa a minha ausência por estas bandas, mas a (minha) vida real, anda a tirar-me muita da inspiração que me caracteriza... :S

    Começo pelo fim do teu post... a nossa felicidade!!!

    Essa é construída por pequenos nadas e grandes muitos que nos preenchem o ser e nos fazem sentir enormes (muito filosófico não?).

    E é essa felicidade que nos faz dar os passos (correctos ou não) na nossa vida.

    Bem lá no fundo sou romântica e ainda acredito que todos nós temos uma alma gémea com quem conseguimos partilhar uma vida, projectos em comum e sermos felizes... com essa alma gémea amamos no sentido bem real da palavra.

    Mas também tenho consciência que somos humanos, que estamos sempre a procura de algo mais, que nunca estamos satisfeitos na totalidade com o que temos.

    E como em tempos já o disse, quando temos atenção do sexo oposto, quando alguém nos faz sentir especial, nos faz acender a chama da paixão (o calor dos corpos, a ânsia de um bom orgasmo, a delicia que é sentir-nos vivos desde o interior...) sabe-nos mesmo bem, sentirmos que somos uma tentação e por vezes é bem difícil de resistir.

    Quer optemos pelo conforto e segurança e termos apenas um parceiro para a vida, quer optemos por passar o risco por vezes e saborear o lado mais "selvagem" da vida, acho que todos temos de fazer aquilo que nos faz sentir bem e felizes.

    Afinal vida apenas temos uma, e com tanto stress que já existe nos outros aspectos da nossa vivência, se não há algo que nos faça sentir vivos, então nem vale a pena por cá andarmos... com ou sem aventuras para contar!!! ;)

    ResponderEliminar
  58. Nem uma, nem outra, acho que é conformação...
    Mas isto dá que pensar dá! Andas a pensar demais oh Jota... lool
    Beijoca

    ResponderEliminar
  59. Sair da zona de segurança e de conforo é dificil, as pessoas temem a felicidade, mesmo que a felicidade significa sair fora dos padrões e conceitos estabelecidos

    ResponderEliminar
  60. Meu querido, linda semana pra vc.
    Beijo

    ResponderEliminar
  61. O conceito de liberdade é relativo e bastante complexo. Os modelos impostos pela sociedade acabam por provocar barreiras ao movimento livre.

    ResponderEliminar
  62. Assim como Natal,
    você tem que dar,
    para receber ...

    ResponderEliminar
  63. Fiquei fascinada com o teu blog! Então por esta questão tão debatida por mim.. (nos meus poemas inclusivé - aminhaevolucao.blogspot.com).

    Perdem-se amores plo receio da mudança, plo receio das consequências; as pessoas não têm noção que sim, devemos temer a mudança, sobretudo quando as relações já vêm de anos atrás, mas temê.la dando-lhe a mão, não virar.lhe as costas. Quando amamos (e nos amam de volta) devemos abraçar esse mesmo sentimento e sugar.lhe a energia pra enfrentar a mudança. Sou uma romântica incorrigível, na minha opinião deviamos tapar os ouvidos e tentar, fazer um esforço pra seguir o que o coração pede.

    ResponderEliminar
  64. Um casal com casanento aberrto17 novembro, 2015 01:31

    Quando um casal se traí mutuamente é preferivel chegarem a um acordo para terem um casamento aberto. Nem todos os esposos ou esposas porém tem coragem de ver os respectivos cônjuges ter relações sexuais com um outro parceiro, ver a esposa ser penetrada por outro homem, ouvindo ela gemer, pode-lhe ser dificil, bem como para a esposa ver e o marido penetrar outra mulher, também não será facil. portanto é de evitar troca de casais e boates swing e, neste caso, tal como sucede comigo e com o meu marido; ambos temos as nossas aventuras, com as devidas precauções de hegiene, sem noentato nenhum de nós ter conhecimento com quem o outro se relacionou, nem o momento em que tal ocorreu. O que acontece com frequência é depois, na nossa cama conjugal, quando fazemos amor ( nas nossas aventuras não existe o minimo de amor, é apenas goso momentaneo), confidenciarmos frequentemente um ao outro, as posições que praticamos e o prazer obtido em cada uma delas, o que, além nos excitar imenso, leva-nos a repeti-las entre nós.

    ResponderEliminar

█████████████████████████████████

彡 LICENCIATURA DO JOTA EM SEXOLOGIA ...

► na HISTÓRIA DA ‘QUECA’ PORTUGUESA
► no FELÁCIO DOS AUSTRALOPITHECUS
► na PATOLOGIA DA ÁREA DO PONTO G
► no CUNNILINGUS CONTEMPORÂNEO
► no PRAGMATISMO DA ‘CANZANA’
► e na MORFOLOGIA DO PÉNIS

█████████████████████████████████