junho 15, 2010

Beleza feminina ...

.

... SERÁ ASSIM TÃO IMPORTANTE?

Na Idade Média, muitas beldades foram responsáveis pela queda de grandes reinos e reis, e causadoras de grandes disputas entre cavaleiros, senhores feudais, etc., por exemplo a moda era ser gordinha e com muitas curvas, isso demonstrava que a mulher era de família abastada e que não lhe faltava comida em casa. Ser magra na idade média era sinal de pobreza e vida miserável, associando a magreza a doenças e fraqueza física, e dificuldade para parir filhos sadios.
.
Hoje em dia embora um pouco diferente, e talvez de uma forma mais agressiva; a beleza feminina tem sido baseada nas modelos de passarelas, normalmente extremamente altas, anoréxicas, loiras, olhos claros; ou seja o estereotipo de que a mulher só é bonita, se estiver dentro de determinados padrões pré-estabelecidos sabe-se lá por quem. O que não é verdade. Tais padrões de beleza tem sido até o ‘causador' de muitos distúrbios alimentares em adolescentes de todo o mundo.
.
A mulher pode ser bonita e não estar dentro dos padrões de beleza ditados pela moda ou por estilistas, a mulher pode ser bonita mesmo estando acima do peso, mesmo não sendo alta, mesmo não sendo loira, mesmo não tendo olhos claros, etc...
.
O ponto importante na beleza feminina é a auto-estima de estar em alta, a mulher tem de gostar de si própria, só assim conseguirá transmitir ao mundo exterior alguma beleza.
.
Por exemplo, se a mulher tem olhos bonitos, tem de evidencia-los com uma maquiagem mais chamativa, se tem cabelos bonitos tem de valer-se desse atributo físico para se sobressair e assim por diante. A beleza feminina começa dentro de vós, com pensamentos positivos e amor próprio, se vcs não se amarem, será difícil alguém de fora vos amar. Ainda em razão da falta de amor próprio, ou por se acharem feias, ou não merecedoras de serem amadas, é que ainda muitas mulheres se submetem a relacionamentos frustrantes; por não se acharem capazes de conquistar outra pessoa. Lembrem-se do quanto são belas, e valorizem vossos pontos fortes, bem como a graça divina de poder ver, falar, ouvir, e estar viva para realizar ainda muita coisa nas vossas vidas.
.

49 comentários:

  1. Olá Jota,
    a beleza está nos olhos de quem a vê!
    O que pode ser belo para mim,pode não ser belo para você!
    E acredito que um belo corpo é a morada de uma bela alma!
    Adorei o post!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Os argumentos citados aqui são todos válidos, Jota. O que é preciso saber também, é que apenas 3% das mulheres do mundo são topmodels, os outro 97% são mulheres comuns, com suas dificuldades, desejos, anseios, dúvidas, inseguranças, fora do padrão que dita se somos ou não belas. Mas gosto demais quando tu nos alerta para não nos deixarmos contaminar por esse pensamento (a meu ver, cruel) de que não somos belas, por não sermos anoréxicas, com quase 2m de altura, olhos claros e cabelos assim, ou assado. Eu admito, sou vaidosa e sou uma mulher bonita, muito bonita, além de outras qualidades e atributos que me tornam ainda mais interessante.
    Esse teu poste acrescenta ainda mais o valor que nós temos/ que somos para o mundo: tudo gira em torno de nós, hehehe!

    Um outro ponto que está no subjacente do seu texto: vocês homens não estão assim tão preocupados com a vossa aparência (salvo uns poucos metrossexuais), gostaria de ler aqui, um tratado, teorias e quemais, sobre a estética masculina, sobre como estar em forma eternamente, mesmo com todas as problemáticas que necessitam administrar.

    Saliento outra interessante lição do seu texto: não somos obrigadas a nos tornarmos ecravas da beleza e da juventude eterna - a idade chega para todo mundo, se não morrer antes -; gosto quando ressalvas os outros valores que a sociedade pós-moderna insiste em destruir: respeito, amizade, carinho, decência, ética, solidariedade, alteridade. Sejamos lindas com as nossas diferenças e individualidades, que nos fazem únicas!

    Adorei o texto, bem provocativo como quase sempre!

    Um beijão!

    ;)

    ResponderEliminar
  3. Vc tem toda razão, por isso que Eu Felina,sou uma mulher Linda, sedutora...concordas?...kkkkkk
    Eu me Amoooo!

    ResponderEliminar
  4. me conheces...
    e me amo e sou desejada como sou ia mudar, mas assumi, ser e estar como estou!
    beijos grandes
    {ísis}_MN

    ResponderEliminar
  5. Ah meu lindo, não preciso dizer mais nada, vc foi totalmente perfeito nas suas colocações.....assino embaixo viu?
    Saudade de ti, beijosssssssssss

    ResponderEliminar
  6. Maravilhoso o tema abordado!
    Adorei meu querido.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  7. Já conheci mulheres belas, altas, magras, que faziam as cabeças masculinas virarem, mas que quando abriam a boca, faziam qualquer um fugir...

    Já conheci mulheres com curvas evidenciadas, que passavam despercebidas e que eram capazes de levar qualquer homem a loucura...

    Acima de tudo, antes da beleza esta a saude... uma mulher saudavel é uma mulher bonita.
    Sim há mulheres de fazer parar o transito, mas tambem há, as que na sua vida normal, sejam a luz que ilumina muita gente a sua volta e que fazem suspirar, quem não vive sem as mesmas.

    Há que saber apreciar o que temos, evidenciar as qualidades e aprender a viver com os defeitos. Sejam umas boas pernas, seja uma bunda redondinha, seja um decote saboroso, seja uma carinha laroca, sejam uns olhos sedutores, ou até mesmo uma filosofia de vida diferente... cada mulher tem o seu quê de especial, apenas tem de o descobrir e ser genuina.

    E não há nada mais sexy de que uma mulher confiante dos seus atributos e que lance o seu charme com a mestria de quem sabe o que tem para oferecer... ;)

    Sejam unicas e serão sexys para quem realmente interessa. ;)

    ResponderEliminar
  8. Jota, infelizmente esta teoria é muito dificil de ser aplicada na prática.
    Ter a auto-estima em alta não é algo que se possa determinar por vontade. É algo que está ou não está lá numa ou outra situação.

    A beleza é muito mais que um invólucro... mas isto não é novidade para ninguém...

    ResponderEliminar
  9. Pois... espreitámos todos... mas...
    só espreitámos...!
    Já viste por onde temos andado?
    Ai...ai... ai...
    Bj
    Maria

    ResponderEliminar
  10. En lo personal, me quedo imaginando una perfeccion que no existe y un gemido que ya se ha expresado.

    Besos!

    ResponderEliminar
  11. Será muito importante?

    Claro que é. E não há volta a dar-lhe.
    Caro J, a natureza é cruel e por vezes redutora. Elimina sucessiva e sistematicamente os mais fracos (neste caso os menos belos…), caso contrario ainda estaríamos praticamente a andar de quatro patas ao fim de todos estes milhares de anos.

    Passemos aos factos:
    Sobre o 1º paragrafo, nada de novo, a tua tese enquadra-se grosso modo na teoria populacional malthusianista. Os pobres os doentes, etc, são uma mero apêndice na história e por consequência não existem, nunca existiram e jamais existirão.
    A beleza é propriedade unica e privilegio dos ricos e abastados. São estes que são cantados e retratados pelos poetas e pintores, salvo raras excepções e a titulo de exemplo a “puta” de Rembrandt. Daí a tua confusão estética.

    Sobre o 2º paragrafo, sabemos que quem domina o lucrativo mundo da moda, para além do dinheiro obviamente, são o aparelho institucional dos gays, que em consequência criaram estereotipos de beleza não concorrenciais.

    Relativamente ao restante texto parece-me despropositado, direi mesmo superficial dirigido ao aplauso fácil essencialmente por parte do mulherio menos feliz, física e intelectualmente.
    Retórica baseada em auto-estima, pensamentos positivos e amor prório é muito estimulante, mas surreal, sendo consequência disfarçada de doses integrais de revistas “especializadas” , nutricionistas, psicólogos encartados, etc, que cada um à sua maneira tenta ganhar a vidinha, vendendo cada dia o elixir mágico da beleza e auto-confiança através da mera redenção.

    Mas quando o pano cai, a fantasia desaparece e a realidade aterra, a vida volta a ser plana para algumas e alguns.
    Caro J não vale a pena queremos tapar o sol com a peneira, nem tão pouco agradar a toda a gente ( já viste se fossemos todos “perfeitos” a chatice que não era!!!). Só a natureza na sua crueldade bruta gera perfeição na diversidade. Portanto sigamos o cherne, como dizia o poeta.

    Contudo estou de acordo com as tuas generosas palavras finais de esperança, que deixas subentender nas últimas linhas do texto, e isso é muito importante.
    Finalmente, peguei no espelho mágico e olhei atentamente para mim. Não gostei do que vi.
    Porra!
    Que Fazer? Como dizia o Vladimir Illich.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  12. ººº
    ANÓNIMO/A:

    Em resposta ao teu comentário, penso que são considerações extremamente válidas, pena teres entrado como anónimo/a...

    ... Que fazer? Como dizia Lenin ...

    ResponderEliminar
  13. =))


    Belo texto. Pena não se aplicar na (maioria) das mentalidades...





    Haja (elevada) auto-estima!

    ResponderEliminar
  14. Caro Jota, nunca disse que o meu pai não tinha bom gosto. Só não acho normal deitar-se tão tarde por causa de um jogo...

    ResponderEliminar
  15. Jota, ja cá estou achar-me
    extremamente bela...rs

    Afinal, eu me amo, o resto é resto...rs


    Beijos meus!

    ResponderEliminar
  16. Ja abordei esse tema no blog...vc matou a pau! E isso ai em essa de padroes impostos
    Abço
    Boa semana!
    LEO
    Contra a homofobia: defenda a cidadania!
    SeximaginariuM

    ResponderEliminar
  17. JOTA...
    Meu lindinho...
    Adorei o post...mas...pelos seus comentarios por ai, deixa claro que sua preferencia é a beleza dentro dos padrões , né safadinho***
    Querido , desculpe a ausencia, sabe que adoro todos os seus espaços, mas andei um pouco atribulada de afazeres por aqui.
    Voce muito especial para mim, ok*
    Beiju
    Carinho
    T I N I N

    ResponderEliminar
  18. Muito legal seu blog,Jota!Eu sonho colorido mas não todo dia,a maioria dos meus sonhos é em preto e branco...respondendo a sua pergunta no meu blog!Adorei seu texto,elevou minha auto estima,pois é legal saber um ponto de vista masculino sobre a feminilidade.Não um um trubufu,mas tb não sou Marilyn Monroe,mas sou feliz assim!Abraços,

    ResponderEliminar
  19. Boa reportagem, é muito triste vermos jovens a sofrerem de bulimia e anorexia isto por quererem estar dentro de padrões pré estabelecidos, jovens que perdem uma parte da vida e a auto estima, o mais importante é cada um de nós se assumir como é e como dizes valorizar algo que tenhamos mais bonito.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  20. E assim Jota... acabei por querer comentar e comentei uma fotografia que nada tinha com este assunto. Estás a ver o que é andar a pensar em mudar de "poiso"?...

    Penso que felizmente há quem goste dum nariz arrebitado... há quem goste de louras... outros morenas... há quem goste de altas... há quem goste de baixas... e há quem diga que a mulher e a sardinha (lembrei-me desta agora por estarmos no tempo dela) quer-se pequena e gordinha...

    Oh... eu sei lá se são mais bonitas as gordas ou as magras...
    Só sei que, tal como acontece com as mulheres em relação aos homens, uns prendem outros não e não sabemos porquê.

    Olha Jota há homens que só de olhar ficamos presas e não podemos considerar um Apolo, outros podemos até tentar gostar e não conseguimos.

    É difícil explicar, penso que é mais o que existe dentro da pessoa.
    Bom domingo
    Bj

    ResponderEliminar
  21. Oi Jota,
    Como não sou nenhuma "top model", pelo contrário, estou muito longe disso, acredito que a beleza feminina não está somente num padrão pré-estabelecido.
    O mesmo serve para os homens.
    Conhece o ditado "quem ama o feio bonito lhe parece"? hehehe.
    Beijos,
    Gi.

    ResponderEliminar
  22. Que a beleza é uma porta aberta para tudo o que se quiser na vida, disto eu não tenho a menor dúvida! Agora... se a pessoa estará "à altura" do que aparenta exteriormente, aí é que o bicho pega! Quero dizer com isso, que apenas a beleza de fora, não será suficiente para manter nada do que se tenha conquistado pela aparência! Se a pessoa possui as duas coisas, beleza de fora e de dentro, aí poderá conquistar o mundo!! rs
    Se a beleza é fundamental?... Eu já diria que não! Não acho que a falta dela, designe a pessoa a ser um fracassado ou mal amado na vida!
    Tou com vc, quando diz que "tem que se gostar de verdade", pois será justamente aí, onde residirá a beleza... Capisce? rs
    Quando estamos satisfeitos conosco mesmos, e felizes como somos, a beleza, necessariamente, far-se-á presente... E, talvez, esta seja uma das belezas mais invejadas do planeta!! Não é tão fácil como possa parecer, este genuíno estado de amor e orgulho por si mesmo...
    Bj, querido, e bela postagem!
    Helô

    ResponderEliminar
  23. Passámos um bom bocado a viajar no teu blogue e deu para nos rirmos bastante. parabéns pelo humpor.
    Beijos
    Ana

    ResponderEliminar
  24. JOTA: adoro este teu artigo! Temos que ter a auto-estima sempre no auge, temos que gostar de nós mesmas, para podermos gostar e ajudar os outros!
    De que vale uma beleza extrema, se o coração for de ferro????
    Há que ser carinhosa, compreensiva, boa ouvinte, amorosa. A beleza está nos olhos de quem a contempla!
    Abraço

    ResponderEliminar
  25. A beleza escraviza muita gente,um mundo bastante perigoso pois muitas acham q por ñ seguir os padrões que o mercado exige elas estão fora da convivência humana. O drama maior é deixar q isso afete seu desenvolvimento humano.É preciso ter habilidade de se aceitar se ñ...perde-se a evolução da auto-estima isso significa"DEPRESSÃO".
    Beijokas.

    ResponderEliminar
  26. Olá, querido!
    Adorei a postagem! Lindas*
    Sabe o que uma das Alminhas puras que delata/deleta os nossos Blogs gratuitamente de 7 em 7 dias? Sabe o que fez hoje? O Eu e daí? Que está lá como sempre esteve porque é limpinho! E agora, vou falar: FUCK HER!

    Bom dia, Jota*
    Renata

    ResponderEliminar
  27. "A beleza é um bem frágil" - Ovídio em "Arte de Amar"...

    para consolo de quem não a possui, a beleza é perecível, a feiura não... com o passar do tempo só aumenta... rs

    belo texto, de leitura muito agradável - adorei!

    agradecida pela visita ;) e que você tenha uma bela e proveitosa semana!

    ResponderEliminar
  28. Eu vejo muitos homens dizendo que preferem as mulheres com "carne", "pra ter onde pegar"...mas não os vejo namorando com nenhuma...

    ResponderEliminar
  29. Olha mas que bem :) Gostei muito do teu texto e da tua opinião. Agora podes voltar ao mundo real onde só as medidas XPTO é que ganham, por muita auto-estima que se tenha (eu sei bem isso, infelizmente...)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Oi meu querido, vindo lhe desejar uma ótima semana!
    Essa matéria bombou!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  31. A verdadeira beleza é aquela que projectamos ao mundo, essa sim é digna de ser admirada :)

    ResponderEliminar
  32. num tem coisa mais bela q uma gordinha q se gosta, q ousa, o mundo q se exploda, rs
    rapaz, se eu vivesse na idade Média tava frita... num consigo engordar nem comendo horrores.

    ResponderEliminar
  33. Concordo e assino embaixo!
    Quem não se ama não tem o direito de ser amado também.

    ResponderEliminar
  34. Olá Jota... Concordo 100% com o que diz em relação á formosura da mulher. Todas serão belas e atrentes. Eu gosto de todas, e até me equelino mais para as gordas! Para mim a beleza sai de dentro.

    Nunca ouvio dizer que "Gordura é formosura?".

    Grato por comentar em meu blog, volte sempre.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  35. Tens razão ... auto-estima é fundamental !

    ResponderEliminar
  36. Nem toda a gente nasce bela por fora mas a beleza interior é um bem mais precioso. Claro está que é importante que cada ser humano cuide de si, por uma questão de auto-estima.

    A beleza está sem dúvida nos olhos de quem a vê.

    ;)

    ResponderEliminar
  37. Meu querido, adoraria que o ensaio fosse feito por você... quem sabe um dia, não é?
    Hummmm...

    Beijos meu lindo.
    Amélie.

    ResponderEliminar
  38. Vim em busca de novidades...hahaha
    Beijuu
    T I N I N

    ResponderEliminar
  39. Bom texto claro que todos nós temos que cuidarmos da aparencia,mais se não for possivél pode se ser bella por dentro.

    Obrigada por tua presença em meu canto amado

    ResponderEliminar
  40. Disse tudo.
    A mulher ñ precisa ser linda e maravilhosa pra se sentir atraente.
    ...confiança e auto estima em si mesmo é a base de tudo.


    beijo .
    PS:Achei muito interessante o teu blog.

    ResponderEliminar
  41. Jota,

    Chamou-me a atenção o seu post, passei só para dizer que mesmo que tenhamos a auto-estima em cima e sejamos lindas por dentro, não chega.
    A beleza de fora, continua a ganhar aos pontos.

    Beijo da Sissi

    ResponderEliminar
  42. ótimas reflexões .. Necessárias ....

    ResponderEliminar
  43. O que torna uma mulher irresistível é o seu sex appeal, ou seja, a confiança nela própria ;)

    ResponderEliminar
  44. Voltei te ver ...

    E não pude resistir em dizer: EU QUERIA ESTAR NA IDADE MÉDIA E PODER ESTAR BEM GORDA E FELIZ POR ISSO AGORA!

    Posto que estou de resfriado e conjuntivite em casa (acho que pela perda de meu blog, baixou-me as defesas) e como uma IMENSA barra de chocolate neste momento!

    rsrsrs

    beijos querido !

    ResponderEliminar
  45. Concordo contigo...aliás acho que a maioria dos seres mortais, simples e reais assumem seus defeitos...Não há nada de errado em exaltarmos nossas qualidades, mas existe algo mais sexy do que alguém extremamente verdadeiro, essencialmente original...Uma pessoa assim prende muitoooo mais a minha atenção, que os "refeitos ou perfeitos" esteticamente...
    Obrigada pela visitinha...volte sempre...ganhaste uma fã...seguindo-te!

    ResponderEliminar

█████████████████████████████████

彡 LICENCIATURA DO JOTA EM SEXOLOGIA ...

► na HISTÓRIA DA ‘QUECA’ PORTUGUESA
► no FELÁCIO DOS AUSTRALOPITHECUS
► na PATOLOGIA DA ÁREA DO PONTO G
► no CUNNILINGUS CONTEMPORÂNEO
► no PRAGMATISMO DA ‘CANZANA’
► e na MORFOLOGIA DO PÉNIS

█████████████████████████████████